www.GustavoSeabra.com.br

Biografia de Gustavo Seabra

=======
. 1969
=======
Nascido na Cidade do Rio de Janeiro, no HCE - Hospital Central do Exército, em outubro de 1969, logo foi morar com seus pais e seu irmão mais velho na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, onde ficou por alguns meses.
... segue ....>
Teve como testemunha, registrada em sua certidão de nascimento, seu tio-avô Almir Ramalho. E como padrinhos de batismo, Hercilio Gonçalves Fialho Filho e sua esposa Vera.
... segue ....>
==========
. 1970-1974
==========
Em seguida, seu pai, Paulo da Cruz Seabra, que era militar do Exército, voltou para o Rio para fazer o curso de Engenharia Cartográfica no IME - Instituto Militar de Engenharia, trazendo toda a família com ele. Foram então morar no bairro da Praia Vermelha, na Urca, em um dos prédios do Círculo Militar, que existe até hoje e fica debaixo do bondinho do Pão-de-Açúcar.
...
Após concluir o curso, seu pai foi promovido a Capitão e transferido para Roraima, onde toda a família foi morar. Sua função era mapear a Floresta Amazônica para a construção da rodovia Transamazônica.
...
Aos três anos de idade, em 1973, ocorre a separação de seus pais, o que provocou o seu retorno junto com sua mãe e seu irmão para o Rio de Janeiro, indo morar todos provisoriamente no apartamento de sua avó materna, no bairro do Engenho de Dentro.
...
... segue ....>
==========
. 1975-1979
==========
Dois anos depois, em 1975, vai morar com sua mãe e seu irmão num apartamento alugado na Rua Aquidabã, no bairro Lins de Vasconcelos, próximo ao Méier, onde permaneceram por pouco mais de dois anos.
...
Por volta dos 6 anos de idade, Gustavo consegue corrigir um problema que tinha na fala. Até então, suas palavras eram pronunciadas com o predomínio das vogais, omitindo quase sempre as consoantes, num som anasalado. A correção foi feita graças a muitas sessões de fonoaudiologia, numa clínica então existente no bairro do Méier, chamada Terapia da Palavra.
Foram estas sessões que afinaram seus ouvidos para captar e analisar os sons à sua volta, bem como os sons emitidos por ele próprio, tornando-o ainda mais observador e crítico.
Lá, aprendeu sobre respiração, dicção, impostação de voz, didática e os elementos básicos da comunicação: emissor - mensagem - canal - receptor - ruído - feedback.
Percebeu, também através deste processo, a importância da comunicação bem feita entre as pessoas.
...
Em quase todos os finais de semana de sua infância, dos 3 aos 11 anos de idade, Gustavo era levado para a casa de parentes, principalmente a de seus avós paternos, em Niterói, e, um pouco menos frequente, para a casa de sua avó materna, no bairro do Engenho de Dentro, no Rio.
...
Muitas vezes também foi passar dias na casa de seus tios Paulo e Sueli, junto com seus primos Andrea, Roberta e Júnior, no condomínio Village do Sol, em Cabo Frio, uma cidade da Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro.
...
De seu avô paterno, Francisco Duarte Seabra, um português guerreiro, batalhador e muito criativo, Gustavo herdou o gosto por jardinagem, marcenaria, instalações elétricas e hidráulicas e construções em geral.
Gostava muito de ficar perto do seu avô para observar as coisas que ele fazia. Ficou impressionado com a organização que ele tinha com suas ferramentas e a oficina que montou em sua casa.
À medida que ia adquirindo também estas habilidades, Gustavo passava a praticá-las na casa de sua mãe e de seus outros parentes, tios e tias, montando móveis e instalando lustres que eles compravam, por exemplo, além de fazer outros serviços do gênero.
...
Nos anos de 1977 e 1978, estuda no colégio particular chamado Educo, localizado na Rua Dias da Cruz, no bairro do Méier, próximo de sua casa.
...
Em 1977, sua mãe se casa pela segunda vez, com um médico alagoano então recém-formado, Ismar Venâncio Barbosa, com quem vai morar no bairro da Tijuca, na Praça Saens Peña, mais precisamente no número 490 da Rua General Roca, levando seus dois filhos junto.
... segue ....>
=======
. 1980
=======
As 3a. e 4a. séries do primeiro grau, foram feitas em 1979 e 1980, em outro colégio. Desta vez, uma escola pública da Tijuca chamada Francisco Cabrita. Lá se destacou nas aulas de Educação Artística, fazendo desenhos e outros trabalhos manuais.
...
No condomínio Village do Sol, em Cabo Frio, no ano de 1980, conhece aquela que logo veio a ser sua primeira namorada. Samantha, uma linda menina de cabelos longos que estudava no Colégio Pentágono do Rio de Janeiro.
...
A mãe da Samantha, uma mulher esbelta, muito mística e inteligente, apresenta, a pedido do curioso Gustavo, seu baralho de Tarô para ele. Não demorou para que ela percebece algo de diferente naquele menino.
...
Gustavo também ficou curioso para ler alguns livros da Rosacruz, uma ordem mística da qual Samantha e sua mãe faziam parte.
...
Dando continuidade à história, Gustavo foi convidado pela mãe da menina a fazer uma visita ao escritor Homero Homem, que morava num apartamento no bairro do Leblon, num condomínio ao lado do Jardim de Alah, no Rio. Lá, Gustavo ficou deslumbrado com as paredes cobertas de estandes com livros. Percebendo o interesse do menino, Homero Homem mostrou-lhe alguns livros místicos do Antigo Egito, nos quais se baseiam os estudos da Ordem Rosacruz. Experiência única na vida de um garoto de apenas 10 anos de idade.
...
Escritor quase esquecido nos dias de hoje, Homero Homem é autor do livro "Menino de Asas" (1968), com o qual Gustavo foi presenteado e também se identificou de certa forma.
...
Depois deste episódio, teve somente mais alguns contatos com Samantha e sua mãe naquele ano, e aquele foi seu único encontro com Homero Homem.
... segue ....>
=======
. 1981
=======
Por merecimento, devido às suas boas notas na escola em todas as disciplinas, ganhou para o ano seguinte, 1981, uma matrícula na 5a Série do tradicional, e então conceituado, Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, localizado na Tijuca, em frente ao Colégio Militar.
Foi lá que Gustavo teve suas primeiras aulas de desenho, música, francês e ginástica olímpica.
No campo da música, um colega ficou marcado em sua memória: Diógenes, exímio flautista doce, e de quem recebeu algumas dicas sobre aquele instrumento.
...
Os vários discos de vinil que seu padrasto comprava e ouvia em casa, também lhe ajudaram a enriquecer cultural e musicalmente.
...
Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethania, Djavan, Fagner, Cauby Peixoto, Toquinho, Miucha, Gilberto Gil, Ivan Lins, Tom Jobim, Vinicius de Morais, Elis Regina, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Luiz Gonzaga... estes são alguns dos nomes da MPB que Gustavo escutava em casa.
... segue ....>
Teve, ainda, o Zé Luiz Maia como amigo em sua infância, pois eram vizinhos no condomínio em que moravam.
Filho do conceituado baixista Luizão Maia, que por sua vez era tio do talentoso Arthur Maia, o Zé de vez em quando convidava o Gustavo e outros colegas para um banho em sua piscina, na cobertura do bloco B, onde morava. Era comum ver o mestre Luizão chegando ou saindo com seu baixo pendurado no ombro, e até dava para ouvir algumas vezes os ensaios que ele fazia. Só para lembrar, Luizão Maia foi baixista da inesquecível Elis Regina.
...
Seu gosto por antiguidades, decoração e culinária, absorveu de seu padrasto.
Quando seu avô Francisco morreu, sua avó lhe deu uma coleção de moedas antigas e algumas ferramentas que eram dele.
...
Desenhista desde os 3 anos, Gustavo pintou seu primeiro e único quadro utilizando a técnica óleo sobre tela aos 11 anos de idade (1981). O tema foi uma versão em cores de Jesus Cristo pregado na cruz.
...
Também durante o ano de 1981, devido novamente às suas boas notas no Colégio Pedro II, foi solicitado pelas psicólogas do SOE, Serviço de Orientação Educacional, a dar aulas particulares de matemática a um colega de turma que encontrava-se em dificuldades. Este colega se chamava Ricardo, e era filho de um pipoqueiro que morava na Praça Saens Peña, no bairro da Tijuca.
...
Se sua memória não lhe falha, foi neste ano que foi passar alguns dias no apartamento de veraneio de sua tia-avó materna, Maria Ramalho, no Leme. Lá estava também seu primo, Humberto Marques Menusier, neto de sua tia-avó, filho de seus tios-primos José Affonso Monteiro de Barros Menusier e Vera, e com quem gostava muito de brincar desde seus primeiros anos de vida, sempre que tinha a oportunidade de encontrá-lo.
... segue ....>
Gustavo, amante das gaivotas desde os 3 anos de idade, também conhecidas como aviõezinhos de papel, sugere a seu primo a brincadeira de fazer e jogá-las da janela do apartamento, que era num andar bem alto. Em determinado momento, Gustavo sempre muito criativo, buscando aproximar-se da perfeição e da realidade dos aviões, sugere acender com fósforo o rabo de uma das gaivotas, ao que inocentemente seu primo aceita participar.
Para que o porteiro do prédio vizinho não os visse, combinaram de se esconder logo após o arremesso da gaivota. Feito isso, abaixados atrás da janela, começaram a ver fumaça subindo lá de fora. O que aconteceu? A gaivota fez uma curva e entrou no apartamento de baixo, que estava com a janela aberta.
...
Desesperado, Gustavo desceu a escada do prédio correndo, e tentou em vão chamar alguém que estivesse lá dentro. O apartamento estava vazio. Tentou então arrombar a porta usando seus pés e mãos, mas com seus 1,50m de altura e corpo franzino, não conseguiu. Não demorou muito a chegarem outras pessoas, e o Corpo de Bombeiros também. Mas a perda provocada pelo fogo naquele apartamento foi grande. Este acontecimento deixou Gustavo bastante chocado e impressionado por muitos anos.
...
Começa a se interessar por Psicologia, por ter uma tia psicóloga. Lê alguns trechos de Freud e Jung.
... segue ....>
No final de 1981, faz sua primeira comunhão, na igreja Imaculada Conceição e São Sebastião, no Engenho de Dentro, mesmo bairro em que sua avó materna morava.
... segue ....>
==========
. 1982-1984
==========
Em 1982, aos 12 anos, Gustavo vai morar com o pai, que fora promovido a Major e transferido de Manaus/AM para Olinda/PE, e ingressa no Colégio Militar do Recife (CMR), onde estudou por 2 anos.
...
No CMR, Gustavo reencontra seu padrinho de batismo, o então tenente-coronel Fialho, que era vice-diretor de ensino daquela instituição.
...
Coincidências da vida?
...
Casa Caiada foi o bairro onde morou em 1982, mudando-se no ano seguinte, 1983, para o bairro Rio Doce.
..
Em 1984, retorna para o Rio. Desta vez indo morar no novo endereço de sua mãe: o número 43 da Rua São Francisco Xavier, também na Tijuca, junto com seu padrasto e sua irmã, dando continuidade a seus estudos no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ).
...
No CMRJ, passa a integrar a equipe de ginástica olímpica. E também faz parte da Bateria de Artilharia.
"Mens sana in corpore sano" - A citação em latim pintada no muro do Colégio Militar é então incorporada à filosofia de vida de Gustavo.
... segue ....>
=======
. 1985
=======
Mais uma mudança acontece em 1985, desta vez indo morar no Leblon, na Rua General Urquiza. Onde permaneceu apenas por um ano.
...
Em determinado mês, sua mãe viajou com seu padrasto, e sua avó materna ficou lá para cuidar dele e de sua irmã. Durante este período, num certo dia, Gustavo estava no banheiro, com a porta fechada. Era um dia normal, tranquilo.
De repente, a empregada da casa bate com força várias vezes na porta do banheiro, gritando que o quarto dele estava pegando fogo.
Sem saber ao certo o que estava acontecendo, Gustavo se veste rapidamente, e quando abre a porta do banheiro, dá de cara com um menino carregando um balde de água na mão e correndo desesperado em direção a seu quarto.
...
O fato: Dois adolescentes, vizinhos do apartamento de cima, estavam brincando de gaivota e resolveram jogar uma pegando fogo. A gaivota entrou pela janela do quarto do Gustavo e o fogo pegou em sua cortina.
...
Coincidências da vida?
...
Foi mais ou menos nesta época que foi à Brasília com sua mãe e seu padrasto para visitar seus tios Vera e José Affonso, quando este foi Secretário da Fazenda do então Ministro da Fazenda Francisco Dornelles. Lá teve a oportunidade de conhecer aquele influente político em uma festa oferecida por seus tios.
... segue ....>
==========
. 1986-1988
==========
No meio do ano de 1986, volta a morar no apartamento de sua avó materna junto com ela, no Engenho de Dentro.
...
Compra e lê o livro "Cem Dias Entre Céu e Mar", escrito pelo velejador Amyr Klink, mais um que veio marcar a vida de Gustavo.
... segue ....>
Ainda em 1986, aos 16 anos de idade, compra seu primeiro computador pessoal. Um Hotbit HB-8000, fabricado pela Sharp, onde de forma autodidata começa a estudar sua primeira linguagem de programação: o Basic.
Compra ainda um aparelho de tv, que o acompanha até hoje. Além de assistir à programação dos canais, a televisão também era usada como monitor do computador.
...
No mesmo ano, entra numa academia localizada no Méier para treinar karatê.
...
Alguns meses depois, seu mestre, cujo nome era Seraphim Costa, o indica para a academia Kidokan, no bairro de Marechal Hermes, onde o mestre dele comandava os treinos.
Aceitando o convite, Gustavo foi treinar junto ao grande sensei Yoshichi Kohara, um dos pioneiros do karatê no Brasil, e de quem recebeu grandes ensinamentos sobre aquela arte.
...
Coincidências da vida?
... segue ....>
Em 1987, foi aprovado em concurso público para o Curso Técnico em Mecânica, no Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-RJ, onde se formou em janeiro de 1992.
... segue ....>
Apesar de não ter certeza do ano, acredita que tenha sido nesta época que fora convidado por sua tia psicóloga a frequentar um centro de estudos sobre parapsicologia, dirigido por Fausto Oliveira, que fora inaugurado em frente ao número 490 da Rua General Roca, onde Gustavo havia morado anos atrás.
...
Coincidências da vida?
...
Neste centro, além de assistir a palestras, Gustavo aprendeu técnicas de respiração, relaxamento, hipnose e auto-hipnose.
...
Também em 1987, lê os livros:
He: A Chave do Entendimento da Psicologia Masculina
She: A Chave do Entendimento da Psicologia Feminina
We: A Chave do Entendimento da Psicologia do Amor Romântico
Os três, escritos por Robert A. Johnson, falando sobre a psicologia na sexualidade através da mitologia.
...
Lê "O diário de um mago", escrito por Paulo Coelho.
...
No CEFET, entra para a equipe de ginástica olímpica, que, por coincidência e "ironia do destino", faz seus treinos no CMRJ por lá ter os equipamentos necessários para a prática daquele esporte. Gustavo também passa a treinar karatê no CEFET, com o mestre Toninho, tendo a companhia de seu colega de turma Eduardo Couto Chueri.
...
Em 1988, aos 18 anos de idade, encara o desafio de ir morar sozinho pela primeira vez, num apartamento de 2 quartos que seu pai tinha no bairro de Icaraí, em Niterói. Experiência que durou 1 ano, pois foi solicitado a desocupar o apartamento para que o mesmo fosse vendido.
...
Lê "O Alquimista", escrito por Paulo Coelho.
... segue ....>
=======
. 1989
=======
Muda-se então, em 1989, para a casa de sua avó paterna, localizada no bairro de Santa Rosa, também em Niterói.
...
No mesmo ano, reencontra, na Tijuca, Luiz Henrique Lucas Barbosa, um colega com quem estudou no CMRJ, e que viria se tornar, no futuro, um de seus melhores e mais importantes amigos.
...
Luiz Henrique o convida para participar de um encontro de jovens que seria promovido pelo PAC, o grupo de jovens da igreja de Santa Terezinha, localizada na Tijuca. Gustavo, religioso desde pequeno, aceita o convite, participa do encontro e acaba se unindo ao grupo, ali permanecendo por 5 anos.
...
Coincidências da vida?
...
Participou de muitos outros encontros e retiros espirituais, além das reuniões que aconteciam todos os sábados.
...
No campo das artes, dentro da igreja, projetou e coordenou a montagem de palco para shows, além de cenários para peças de teatro, e um outro para a filmagem de um vídeo sobre a Santa Ceia.
...
Na música, fez parte do Coral, onde além dos ensaios fez também impostação de voz. Como barítono, cantou em diversas missas e casamentos, onde recebeu muitos elogios. Da organista e regente do coral, Gustavo teve o reconhecimento de seu ouvido absoluto para os sons, o que foi uma grande honra para ele.
...
Comprou um teclado usado, que tem até hoje, de um amigo do grupo, o Francisco, para saciar pelo menos uma parte sua sede musical.
...
Começou a transpor as cifras das músicas da igreja para acordes no teclado. Logo fez alguns ensaios e demonstrações para alguns colegas que estavam montando uma banda. Entre eles estava Marcelo Sobral Pinto. Mas, em virtude de seus outros compromissos, Gustavo não continuou com sua carreira de "aprendiz de músico", como ele próprio faz questão de dizer.
...
De vez em quando, Gustavo ainda gosta de ligar seu teclado para fazer o solo de músicas, pegando as notas de ouvido enquanto elas tocam, em sua própria casa.
...
Trabalhou como voluntário junto com o grupo por 4 anos seguidos na Feira da Providência, realizada no Riocentro, e cuja renda era revertida para a assistência de pessoas carentes.
...
Crisma-se no final daquele ano de 1989, tendo como padrinho José Luiz Lobianco.
...
Em sua passagem pelo PAC, acabou reencontrando também outros dois colegas que estudaram com ele no CMRJ, e que também passaram a frequentar aquele grupo religioso. Hugo Degani Jr. e Julio de Castilhos.
...
Alguns anos depois, Gustavo recebe o convite para ser um dos coordenadores do Grupo. Participa, então, de um curso de Líderes Pastorais na Arquidiocese do Rio. Mas não chega a assumir a coordenação do grupo.
...
Convidado pelo amigo Luis Felipe Marques Lobianco, frequentou por um ano um centro de estudos da Opus Dei, uma prelazia pessoal do Papa.
... segue ....>
Na Praça Afonso Pena, próximo à Igreja Santa Terezinha, uma construção que remetia ao passado lhe chamava a atenção: era uma casa da Ordem Rosacruz.
... segue ....>
==========
. 1990-1995
==========
Em 1990, conclui o Curso de Desenhista Mecânico, realizado no SENAI-RJ, obtendo a nota máxima e uma menção honrosa por parte de seu professor.
...
Naquele mesmo ano, ao completar 21 anos de idade, deixa de receber a pensão alimentícia que sua mãe havia conseguido obter do pai dele na Justiça.
...
Muda-se em 1991 para a casa de sua avó materna, localizada no bairro do Engenho de Dentro.
...
Estagiou na empresa de manutenção de equipamentos médicos-hospitalares Serv-Rio, em Niterói, fazendo manutenção de aparelhos de respiração artificial.
... segue ....>
Trabalhou por 2 anos e meio na Quaker Alimentos, como Inspetor do Controle da Qualidade (1992-1994).
Na função que exercia, tinha o poder de determinar a parada de uma máquina que estivesse produzindo peças com defeito. E máquina parada é sempre uma preocupação para os responsáveis pela produção. Por este motivo, tinha consciência de sua responsabilidade.
...
O local era uma fábrica de latas, com máquinas chamadas de prensas, perfiladas e funcionando sem parar, emitindo um barulho ensurdecedor, que obrigava a todos a usarem protetores auriculares.
...
Gustavo observou que algumas vezes as máquinas paradas para manutenção, continuavam sem ser operadas mesmo depois de consertadas.
Pensando numa forma de solucionar o problema, projetou um quadro que seria colocado no meio da fábrica, num local visível a todos, e que indicaria a situação de cada equipamento, com cartões de diversas cores. Cada cor indicaria uma situação. Apresentou à sua chefia, que aprovou o projeto e comprou o material para que Gustavo construísse o quadro. Depois de pronto e instalado, o quadro facilitou a comunicação entre os funcionários, diminuindo o tempo de parada das máquinas e aumentando a produção, com menos peças fabricadas com defeito e a consequente diminuição de perdas.
...
Da Quaker, Gustavo ressalta o respeito que tem pela Gerente do Controle de Qualidade daquela época, Sra. Antônia, por seu profissionalismo e sua firmeza em suas decisões, sem deixar de lado a delicadeza e o respeito com o ser humano.
...
Depois da instalação do quadro, Gustavo foi designado para implantar a filosofia do auto-controle de qualidade entre os funcionários, segundo a qual cada um deveria passar a ser responsável pela qualidade do que produzia, dispensando, assim, a figura do Inspetor de Qualidade.
...
Algumas vezes foi trabalhar de bicicleta, indo do Méier, onde morava, até São Gonçalo, onde estava localizada a fábrica.
... segue ....>
Após sair da Quaker, no final de 1994, já com 24 anos de idade, comprou seu primeiro PC: com processador Pentium 386. Um computador mais parecido com os que temos hoje no mercado, com CPU, mouse, teclado e monitor.
...
De forma autodidata, aprendeu a usar os principais programas: Windows, Word, Excel, PowerPoint, Access e CorelDraw.
...
No final de 1994, prestou vestibular para o Curso de Engenharia Mecânica, e foi aprovado em três instituições públicas: UFF, UERJ e CEFET-RJ.
...
Chegou a matricular-se na UFF - Universidade Federal Fluminense. Assistiu à palestra inicial e frequentou a primeira semana de aula. Mas resolveu ficar no CEFET, por já conhecer e ter nele estudado, e também porque estava morando no Rio, num bairro distante da UFF, que fica em Niterói.
...
No início de 1995, entra na faculdade, e transforma seu computador em ferramenta de trabalho e sua principal fonte de renda, prestando serviços de digitação e de editoração gráfica.
...
Seus principais clientes, foram alunos e professores de diversas universidades do Rio de Janeiro, principalmente da UERJ e da Universidade Estácio de Sá - UNESA.
...
Tem a idéia de criar um grupo de trabalho para dar vazão a todas as suas habilidades. Nasce então o nome: Grupo Editagos.
...
Ao longo daquele ano (1995), não demorou para perceber a necessidade de aprender a fazer a manutenção de seu próprio computador, depois que seu mouse deu problema e teve que pagar pela visita de um suposto profissional que nada fez. Daquele dia em diante, e até hoje, faz a manutenção de todos os seus computadores.
...
Percebendo a importância das redes de computadores, também passou a estudar o assunto, contando somente com a ajuda de livros, capacitando-se, assim, a projetar, configurar e cuidar da manutenção de redes.
... segue ....>
==========
. 1996-1998
==========
Trabalhou por 2 anos e meio no Detran-RJ (1996-1998), passando por três funções distintas em postos de vistoria:
Aferidor de CRV;
ATC - Auxiliar de Técnico de Controle; e
Operador de Rede Junior, da rede de computadores daquele órgão público.
...
Participou do curso Chefia & Liderança, promovido pelo NUSEG (UERJ) para o Detran.
...
Como ATC, era responsável pelo controle de material de sua cabine e pelo bom trabalho de seus colegas a ele subordinados.
A contagem do material era feita manualmente, e os resultados anotados em formulário de papel específico para esta função.
Gustavo observou alguns erros de segurança nestes procedimentos, possibilitando alegações de perda de material e rasuras nos formulários, por exemplo.
Para resolver o problema, criou formulários no Excel, com cálculos automáticos e senhas de segurança. A implantação destes formulários, acelerou o processo de abertura e fechamento das cabines e aumentou o nível de segurança do material, reduzindo a praticamente zero o índice de perdas e furtos.
... segue ....>
Gustavo trabalhou em três lugares do Detran:
O primeiro, foi provisoriamente na antiga sede daquele órgão, na Rua Francisco Bicalho. Posteriormente desativada e onde hoje funciona a nova sede do IML - Instituto Médico Legal.
O segundo, foi no Engenho de Dentro, que posteriomente deu lugar ao que hoje é o Estádio do Engenhão.
O terceiro, foi no bairro de Vila Isabel, que depois veio a dividir espaço com a nova Quadra de Ensaios da Escola de Samba Vila Isabel.
... segue ....>
Aos 28 anos, ao se ver na necessidade de buscar um ambiente mais tranquilo para seus estudos e trabalho, toma a arriscada decisão de alugar sozinho um apartamento na Praça Saens Peña, Tijuca, onde volta residir, permanecendo lá por quatro anos. Teve como sua fiadora a psicóloga Étila Elane de Oliveira Ramos, por quem tem grande apreço e admiração. Ela era a gerente-chefe do DEBEM --- Departamento de Bem-Estar Social --- do então BANERJ --- Banco do Estado do Rio de Janeiro, onde a tia psicóloga de Gustavo trabalhava.
... segue ....>
Em 1998 é lançado o Paltalk, um programa de comunicação instantânea via Internet por texto e voz.
...
No mesmo ano é lançado o Odigo, concorrente do ICQ, programas inicialmente usados para comunicação instantânea por texto e depois também por voz.
... segue ....>
No final de 1998, sai do Detran, acreditando que conseguiria se manter somente prestando serviços de informática como autônomo.
...
Estima-se que entre 1995 e 2001 ele tenha prestado seus serviços para mais de 400 pessoas.
...
... segue ....>
=======
. 1999
=======
No ano seguinte, 1999, começa a ter dificuldades financeiras, o que afeta seu rendimento na faculdade de engenharia, que já estava bastante comprometido pelo acúmulo de responsabilidades e pelas frequentes greves de professores da rede federal de ensino.
...
Sem dinheiro para atender suas necessidades mais básicas de alimentação, saúde e moradia, e a pedido de um professor, para o qual já vinha prestando alguns serviços de digitação, aceita servir de ghost-writer de uma tese de doutorado em Filosofia, ainda que isto ferisse seus princípios éticos e morais. Em respeito à privacidade e integridade daquele cliente, ele prefere não citar seu nome.
...
A tese versava sobre O Problema Ético da Igualdade no Neoliberalismo Contemporâneo.
...
Quatrocentos livros foram disponibilizados pelo professor, e levados de taxi até o apartamento de Gustavo.
...
Traduções de livros inteiros foram feitas por ele. Leu desde os filósofos clássicos, como Kant, Aristóteles, Descartes, Francis Bacon, Comte, Thomas Hobbes, ... até os mais atuais, como Foucault e Norberto Bobbio, principalmente este último.
...
Gustavo escreveu mais de 250 páginas, que se tornaram a tese de doutorado.
...
Aquele não era um professor comum. Ele fazia parte de uma comissão formada pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura - responsável por avaliar e julgar novos cursos de Administração que instituições de ensino particulares desejavam oferecer ao público.
...
Ainda que considere esta como uma passagem bastante desagradável em sua vida, Gustavo acredita que não deve omiti-lá, já que faz parte de sua história.
... segue ....>
Arqueóloga e Restauradora do Museu Nacional, Simone Mesquita tomou conhecimento do trabalho do Gustavo em 1999, através de seus cartazes. Sua dissertação de mestrado foi digitada, formatada e revisada por ele.
Ao longo do trabalho, ela se tornou uma grande amiga.
Através dela, Gustavo foi convidado e esteve presente à inauguração de diversas exposições no Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista e administrado por professores da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
...
Também por indicação dela, Gustavo foi apresentado à então formanda do curso de Museologia Elizabete Mendonça de Castro, mais conhecida como Bete. Ao longo daquele ano, houve uma parceria entre os dois. Ela se engajou ao Grupo Editagos, e ele a ajudou na formatação e revisão de sua monografia.
...
A afinidade entre ambos e a admiração mútua acabou crescendo, e o carinho também, o que terminou em namoro. O trabalho dela versava sobre a acessibilidade de portadores de necessidades especiais (deficientes físicos) em museus.
...
Logo após a entrega de seu trabalho, o pai de Elizabete sofre uma paralisia nas pernas que o deixa incapacitado para andar, sendo obrigado a ficar internado.
...
Coincidências da vida?
...
Vendo a tristeza dela, e ficando também angustiado, Gustavo pede para que ela o leve até o hospital da Lagoa, onde ele estava.
...
Uma das preocupações dela e dos médicos, era que seu pai estava havia dias sem conseguir dormir. Os olhos dele ficavam abertos e fixos num ponto, sem expressão.
Gustavo pediu licença à Elizabete para tentar induzi-lo ao sono através de técnicas de relaxamento e hipnose que ele aprendera no passado. Permissão dada, o procedimento surtiu efeito. Em alguns minutos, o pai de Elizabete estava com os olhos fechados e com a respiração misturada a um suave roncar.
... segue ....>
No dia de seu aniversário, em 21/10/1999, Gustavo ganha de presente de sua namorada Bete, junto com uma dedicatória, o livro "A Empresa na velocidade do pensamento", escrito por Bill Gates, que devorou em poucos dias e desde então guarda com muito carinho até hoje.
========
. 2000
========
Em 2000, já sem conseguir frequentar as aulas na faculdade, perde de vez sua matrícula e a oportunidade de se formar engenheiro mecânico.
...
Neste mesmo período, teve como cliente Luismarck Pastorino, neto de Torres Pastorino, autor do livro "Minutos de Sabedoria". O jovem estava terminando o Curso da EFOMM - Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. E, na casa dele, teve a oportunidade de conhecer também sua mãe, Maria Luisa, filha daquele importante e bem conhecido escritor.
...
Coincidências da vida?
... segue ....>
Ganha de presente de uma cliente, a médica ginecologista e obstetra Jaline Reinders Martins, uma placa de rede para colocar em seu computador e conectar-se à Internet.
...
Jaline conheceu o trabalho de Gustavo através dos anúncios em forma de cartazes que ele colocava nas universidades. Ela estava terminando o curso de especialização em medicina do trabalho e precisava de alguém para fazer a digitação e formatação. Tinha acabado de perder seu pai, e chegou a pensar em desistir da entrega do trabalho. Gustavo, sensível ao estado em que ela se encontrava, procurou acalmá-la e incentivá-la a entregar a monografia, e acabou fazendo também a revisão ortográfica e gramatical do texto.
...
O interesse de Gustavo pela Internet já vinha desde alguns anos atrás, mas estava evitando porque sabia que teria que arcar com os custos da conexão, e não tinha condições para isto.
...
Instala o Odigo e passar a estudar seu funcionamento.
...
Como forma de pagamento do aluguel, chega a oferecer seus serviços de informática à imobiliária responsável pelo imóvel, o que é aceito durante algum tempo.
...
Começa então a aprender a construir sites, buscando informações na própria Internet.
... segue ....>
...
Em junho do mesmo ano, conhece o Paltalk.
...
Percebendo o potencial que aquele meio de comunicação tinha, traduz todo o manual do programa que estava em inglês para o português.
...
Cria o site Paltalk Brasil, com todo o manual do programa em português.
... segue ....>
========
. 2001
========
No início de 2001, um padre chamado Carlos, então aluno do Curso de Doutorado em Teologia da PUC-Rio, vê um dos cartazes do Grupo Editagos e faz contato com Gustavo para que ele fizesse a tradução para o português de um artigo escrito em italiano de umas 28 páginas. Era um texto de Direito Canônico da Igreja Católica, numa linguagem bastante técnica.
...
Para realizar a tradução, Gustavo fez uma criteriosa e profunda pesquisa sobre o assunto através da Internet.
...
Após a entrega do trabalho, Pe. Carlos retransmitiu a Gustavo os elogios feitos por seu professor orientador à qualidade da tradução, o que o deixou bastante lisonjeado.
... segue ....>
Durante o segundo semestre de 2001, ainda passando por dificuldades financeiras, aceita cuidar da manutenção dos computadores do Departamento de Pós-Graduação em Química da PUC-Rio --- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ---, sob o comando do professor-doutor Norbert Miekeley.
O contato foi feito por intermédio de uma prima sua, Cristina Fonseca, que havia feito seu mestrado e doutorado lá.
...
Coincidências da vida?
...
No mesmo período, lê o livro 'A Arte da Felicidade', escrito por Dalai Lama e o psiquiatra Howard C. Cutler.
...
Em setembro de 2001, envia por e-mail para a empresa Paltalk uma proposta de parceria junto ao site Paltalk Brasil, não tendo resposta.
...
Em novembro, coloca no ar o site da Comunidade Brasil no Paltalk, também criado por ele, para reunir os brasileiros usuários do programa, vislumbrando o grande potencial para o networking que aquele ambiente poderia proporcionar para todo mundo.
... segue ....>
========
. 2002
========
Em abril de 2002, cheio de dívidas, é obrigado a sair do apartamento onde morava, indo então para Araruama, uma cidade do Estado do Rio de Janeiro, onde fica até o mês de abril do ano seguinte, 2003.
...
==========
. 2003-2004
==========
Retornando ao Rio, Gustavo vai morar no bairro da Taquara, em Jacarepaguá, ficando temporariamente hospedado na casa de uma amiga, Célia Regina Prado, ex-companheira de uma tia sua.
...
Em janeiro de 2004, desta vez em nome da Comunidade Brasil no Paltalk, envia uma nova proposta de parceria escrita em inglês à empresa Paltalk, sediada nos Estados Unidos, da qual até hoje não obteve resposta.
Até aquele momento, havia 682 usuários do Paltalk cadastrados no site da comunidade, dos quais 592 declararam estar localizados no Brasil.
... segue ....>
Ao longo dos anos de 2003 e 2004, obteve os diplomas dos cursos de Webdesigner, Web Developer e Photoshop, realizados no SENAC-RJ, pagos por um primo seu, Luís Fernando Oliveira da Fonseca.
... segue ....>
Em 2003, conhece uma médica anestesista, Monica Cristina Queiroz Veloso, que se tornaria sua companheira e com quem ficaria até o ano de 2008.
... segue ....>
Em 2004, apresenta uma proposta de criação de um site para o Shopping Cidade Copacabana, que é aprovada pela administração daquele centro comercial, então presidida por Eduardo Fuks.
...
Gustavo conheceu o shopping por "mera coincidência". Sempre que ia à casa de sua então namorada, que ficava na Rua Siqueira Campos, em Copacabana, chamava-lhe a atenção aquela imensa construção cheia de lojas que ficava em frente ao prédio dela. O shopping foi apelidado há algum tempo de "shopping dos antiquários" por alguns logistas, por haver uma grande concentração de lojas de antiguidades, mas que não chega a 20% do total das que funcionam lá.
...
Percebendo a problemática da "dupla personalidade", instalada pelo uso dos dois nomes, Gustavo consegue convencer a admistração e a maioria dos lojistas de que era necessário adotar um único nome, e que o mais correto seria resgatar o nome original daquele centro comercial.
...
Vendo a necessidade daquele shopping ter sua própria logomarca, Gustavo desenha uma, que é então aprovada pela administração e pela maioria dos lojistas, após ampla pesquisa de opinião realizada e documentada por ele.
...
O site promoveu o shopping, aumentando sua visibilidade não só no Brasil como também em outros países através da Internet, fazendo crescer o fluxo de pessoas interessadas em comprar os produtos e serviços que eram oferecidos ali por mais de 200 lojas.
O site ficou no ar por 3 anos seguidos, até a mudança da administração do shopping.
...
No mesmo ano de 2004, criou o website de um dos mais respeitáveis antiquários do Brasil, a Machado Antiguidades: www . machadoantiguidades . com . br, que é seu cliente até hoje.
... segue ....>
O Orkut é lançado em janeiro de 2004.
...
Em fevereiro, é lançado o Facebook, um ambiente na Internet classificado como rede social. Inicialmente acessível apenas para um pequeno grupo de pessoas.
... segue ....>
Ainda em 2004, proferiu três palestras sobre a Internet no evento Semana de Extensão - EXPOTEC, realizado no CEFET-RJ, com os seguintes títulos/temas:
1) Sua Empresa na Internet: Tecnologia, Comunicação e Cultura
2) A Internet como meio de comunicação vital para as empresas
3) Sua Empresa na Internet: Transparência e Comunicação com Alcance Global
... segue ....>
========
. 2005
========
Em 2005, lê o livro 'A História da Arte', de E. H. Gombrich.
... segue ....>
========
. 2006
========
Em 2006, entra no Orkut.
... segue ....>
No final de março de 2006, recebe um e-mail com solicitação de orçamento para criação do site da MidiaM Arte & Decoração, uma empresa que produzia e vendia suas próprias peças de artesanato para decoração.
...
No e-mail, para a grata surpresa de Gustavo, é mencionado que a pessoa tinha visto o anúncio do Shopping Cidade Copacabana numa revista, viu o endereço do site do shopping e entrou nele para visitar. Ao gostar do site, procurou ali alguma informação sobre quem o havia construído, chegando então ao site do Grupo Editagos, do qual Gustavo é o fundador.
Após alguns encontros para elaboração do briefing e coleta de material para compor o site, o trabalho foi executado e colocado no ar no mês de maio daquele ano.
...
Outros trabalhos publicitários também foram realizados por Gustavo para aquele cliente:
+ Flyers
+ Cartões de Visita
+ Expositores para mesa
...
O site ficou posicionado nas primeiras páginas dos resultados de busca do Google, em função do trabalho de otimização (SEO) realizado por Gustavo.
... segue ....>
Em maio, recebe um e-mail solicitando aulas de informática e assessoria na utilização de equipamentos, enviado por Cristiane Dornelles, até então desconhecida por ele, e coincidentemente sobrinha de Francisco Dornelles, que Gustavo conheceu em 1985.
... segue ....>
Em setembro de 2006, o Facebook é aberto ao público.
... segue ....>
Em outubro, depois de um longo tempo sem receber pedidos de digitação, formatação e revisão de monografias, Gustavo recebe como clientes, até então também desconhecidos por ele, os Capitães do Corpo de Bombeiros, Luciano Pacheco Sarmento e Renato Carneiro Gomes.
...
Algumas semanas após a conclusão dos trabalhos, que receberam a nota máxima e foram responsáveis pela promoção daqueles profissionais ao posto de Major, o apartamento de uma vizinha de Gustavo que tinha problemas com alcoolismo sofre um incêndio. Logo ele lembra de seus dois importantes clientes, e não hesita em telefonar-lhes para pedir que intermediassem o contato com o Corpo de Bombeiros, para que sua chegada fosse a mais rápida possível.
...
Coincidências da vida?
...
Apesar dos esforços de todos, o fogo consumiu praticamente 80% do apartamento. Um dos bombeiros teve que vencer as chamas da sala para poder avançar até o banheiro, onde a mulher havia se refugiado e trancado a porta. Ela foi encontrada intoxicada, quase desfalecida por causa da fumaça, alcoolizada, e então retirada nos braços do bombeiro.
... segue ....>
No final de 2006, aos 37 anos de idade recém-completados, prestou vestibular e foi aprovado para cursar graduação em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Marketing, na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, onde ingressou no início de 2007, patrocinado por sua então companheira.
... segue ....>
========
. 2007
========
Em janeiro de 2007, Gustavo recebe a notícia de que sua amiga Célia Regina Prado está internada no Hospital de Jacarepaguá, em estado grave, em coma, devido a um problema pulmonar. Ele pede à sua companheira Monica, que é médica, que o acompanhe até o hospital para ver se poderiam ajudar em alguma coisa.
...
Ao verem Célia, logo percebem a gravidade da situação. Também receberam informações de que ela não vinha se alimentando direito, pois estava passando por dificuldades financeiras. Estava muito magra e debilitada.
...
Sem ter condições de ajudar, mas sabendo que ela merecia ir para um hospital particular, com mais recursos, Gustavo tentou encontrar uma solução.
...
Logo lembrou que Célia havia trabalhado por mais de 15 anos na CBV - Confederação Brasileira de Vôlei. Lá, ela era muito querida por todos, e um dos que ela mais citava como sendo amigo, era o ex-jogador de vôlei Bernard Rajzman, ídolo de uma época em que o vôlei brasileiro começava a ganhar destaque no cenário mundial. Gustavo chegou a assistir a alguns jogos da Seleção Brasileira junto com sua amiga Célia, graças a ingressos de cortesia que ela ganhava da CBV.
...
Na madrugada daquele dia 4 de janeiro de 2007, depois de voltar da visita que fez à Célia no hospital, tentou, através de uma pesquisa na Internet, uma forma de fazer contato com o ex-jogador de vôlei Bernard, chegando até o site dele, onde deixou uma mensagem falando sobre o estado da Célia e seus telefones para contato. No dia seguinte, 05/01, Gustavo recebe a ligação de uma mulher, era uma amiga em comum da Célia e do Bernard. Claramente comovida, ela queria confirmar a notícia, e disse ao Gustavo que falaria com o Bernard.
...
Na manhã do dia 06, Gustavo recebe uma nova ligação, desta vez era voz de um homem, que lhe parecia familiar. Imediatamente ele se identifica: era o próprio Bernard. Gustavo ficou num misto de felicidade e gratidão por aquele contato, de estar falando diretamente com aquele que foi seu ídolo nas quadras, inventor do saque “jornada nas estrelas”, em que a bola quase batia nas luminárias do teto do Maracanãzinho.
...
Mas, infelizmente, poucas horas antes, Gustavo já havia recebido a notícia do falecimento de Célia, e teve que dizer isto ao seu grande ídolo, pelo telefone. Um momento muito triste para os dois.
...
Embora o final não tenha sido feliz, o sentimento de admiração e gratidão pelo retorno que Bernard deu ao seu apelo, fez com que Gustavo nutrisse em seu coração o desejo forte de retribuir, de agradecer pessoalmente, de dar um abraço naquele que mostrou que, mais que um ídolo, é também um ser humano no sentido mais amplo do termo: afetuoso e solidário.
...
Duas semanas depois, Gustavo e sua companheira Monica foram ao Barrashopping para “arejar” um pouco suas cabeças, como era costume fazerem algumas vezes.
Depois de algum tempo de caminhada lá dentro, exatamente próximo ao corredor que liga o Barrashopping ao New York City Center, os dois cruzaram com um homem alto e parrudo que vinha caminhando na direção contrária à deles. O homem chamou a atenção de Gustavo, pelo tamanho e por suas feições familiares, mas não conseguiu reconhecê-lo. Foi sua companheira Monica quem lhe falou: “É ele!... O Bernard”.
...
Imediatamente um calor tomou conta do coração de Gustavo, era a emoção de ver ali a oportunidade de agradecer pessoalmente ao seu ídolo pelo retorno que ele deu no caso de sua amiga Célia.
...
Ainda que tenha passado por sua cabeça por um brevíssimo momento a distância que os separava, de fã e ídolo, Gustavo retornou e foi ao encontro de Bernard, e ali, no meio daquele enorme shopping center, o maior da América Latina, ele se identificou como sendo aquele amigo da Célia que lhe fizera contato. Por um breve instante, num silêncio de algumas frações de segundo, quase como numa oração, os dois lamentaram o acontecido, cumprimentaram-se, e seguiram seus rumos.
...
Coincidências da vida?
...
... segue ....>
No final do primeiro período da faculdade, apresentou um Projeto de Pesquisa sobre a Publicidade dentro do Second Life para concorrer a uma bolsa de Iniciação Científica, tendo sido aprovado.
...
Traduziu para o português o artigo "Second Earth", escrito por Wade Roush e publicado em 2007 no MIT (Massachusetts Institute of Technology), que trata da possibilidade do Second Life e do Google Earth servirem de base para o futuro da Internet em 3D, inspirada na idéia de Metaverso do livro Snow Crash de Neal Stephenson.
...
Leu o Guia Oficial do Second Life, livro prefaciado por Philip Rosedale, o criador do sistema.
...
Entrou no Second Life para mergulhar no universo daquele ambiente, onde gravou entrevistas ao vivo, em texto e voz, com os usuários do programa.
...
Seis meses depois, a Pesquisa foi concluída, aprovada e apresentada.
Gustavo agradece ao professor Tatsuo Iwata, vice-diretor da ESPM, e todos os professores envolvidos no processo de julgamento dos projetos apresentados, por terem acreditado em sua pesquisa.
... segue ....>
Em 2007, devido à visibilidade, e também à qualidade do trabalho realizado pela MidiaM Arte & Decoração, profissionais ligados à Rede Globo descobriram o site através de uma busca feita no Google e contrataram a MidiaM para fazer os arranjos que comporiam o cenário da peça Toalete, de Walcyr Carrasco, que viria a ser sucesso de público.
...
Após concluído o trabalho da MidiaM, muito elogiado pela direção do espetáculo, ela ganha alguns convites para assistir à estréia. E, em reconhecimento ao trabalho feito por Gustavo, ela resolve presenteá-lo com 2 convites.
...
Na estréia da peça Toalete, Gustavo e sua então companheira têm o privilégio de se sentar ao lado de grandes nomes da televisão brasileira. Além do renomado Walcyr Carrasco, estavam lá Paula Burlamaqui, Cininha de Paula, Marcia Cabrita, Thiago Fragoso, Chico Anysio, Flávia Alessandra e Fernanda Souza, só para citar alguns.
...
Alguns meses depois, a MidiaM Arte & Decoração mudou de endereço, e não houve renovação do contrato de manutenção do site, que então saiu do ar.
... segue ....>
Ao longo de 2007, projeta e faz alguns móveis para o consultório de acupuntura que sua companheira pretende abrir, após ter concluído um curso de especialização nesta área no IARJ - Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro, localizado na Travessa Pepe, no bairro de Botafogo. Um detalhe chamou a atenção de Gustavo: Ao lado do IARJ, a presença de uma loja da Ordem Rosacruz.
...
Coincidências da vida?
...
... segue ....>
Após ouvir tantos comentários, inclusive dentro das salas de aula feitos por colegas da faculdade, e ver reportagens na mídia, resolve comprar o livro "O Código Da Vinci", o qual lê em menos de dois dias. Achou que seria interessante ler por tratar de assuntos polêmicos e relacionados à sua própria história de vida, como a Igreja Católica e a Opus Dei.
...
========
. 2008
========
Em março de 2008, monta os móveis no consultório, e faz a instalação do sistema de som ambiente e do circuito interno de tv, com câmeras monitoradas pelo computador.
... segue ....>
No primeiro semestre de 2008, lê o livro 'A Magia do Império Disney', escrito por Ginha Nader, por sua admiração pela obra e vida de Walt Disney, e também para realizar um trabalho acadêmico.
... segue ....>
No mesmo ano, cria o site WebdoFuturo . com.br, que encontra-se em funcionamento e em constante evolução, com destaque para os canais de TV pela Internet de diversos países.
... segue ....>
No final de 2008, teve que trancar a matrícula do curso de Comunicação Social da ESPM devido à separação de sua companheira, mesmo percebendo que seria difícil retornar dentro do prazo limite de 2 anos, por falta de condições financeiras de se manter.
... segue ....>
========
. 2009
========
Em abril de 2009, inicia o desenvolvimento do sistema de TI -- Tecnologia da Informação -- da Machado Antiguidades, que é então integrado ao website da empresa, com gerenciamento de produtos, clientes, fornecedores e vendas.
... segue ....>
Em novembro de 2009, consegue formalizar o Grupo Editagos como pessoa jurídica, transformando-o em empresa.
... segue ....>
========
. 2010
========
Em janeiro de 2010, teve que se mudar novamente para Niterói, por não ter mais condições de pagar o aluguel do imóvel em que estava morando sozinho.
...
Em abril do mesmo ano, finaliza o desenvolvimento do sistema da Machado Antiguidades, que é então colocado para funcionar.
...
Durante este período, utilizou técnicas de SEO - Search Engine Optimization nas páginas do site, fazendo com que ele aparecesse nas primeiras posições dos resultados de busca, como no Google, por exemplo, transformando-o num caso de sucesso, em atividade até os dias de hoje.
... segue ....>
No dia 29 de julho de 2010, entra no Facebook, onde reencontra quase todos os seus colegas de turma e muitos dos seus professores, inclusive o vice-diretor da ESPM.
...
Coincidências da vida?
...
... segue ....>
Numa busca realizada no Google em 08 de novembro de 2010 pela palavra antiguidades, surgiram 1.240.000 páginas, e o site da Machado Antiguidades estava logo na primeira página de resultados.
...
É responsável pelo acompanhamento diário das estatísticas do site e pela defesa do banco de dados que integra o sistema contra invasões virtuais de hackers.
... segue ....>
Gustavo Seabra encontra-se atualmente em plena atividade, oferecendo seus serviços como autônomo ou pessoa jurídica a qualquer pessoa ou empresa que desejar.
Também está aberto para estudar propostas de parceria que sejam boas para todas as partes envolvidas.
Basta entrar em contato com ele.
... segue ....>
=================
* AVISO IMPORTANTE: Esta biografia continua sendo escrita, com acréscimos tanto de fatos mais recentes, como também daqueles que já foram completamente incorporados à história e formação de Gustavo Seabra.
Caso tenha interesse, ou curiosidade, você está convidado a voltar aqui outras vezes para acompanhar estas modificações.
=================
Se você conviveu, ou mesmo conheceu, Gustavo Seabra, envie seu depoimento falando de sua experiência com ele. Depoimentos que confirmem os fatos aqui narrados, serão muito importantes e bem-vindos.
Você é convidado a participar desta biografia.
...
Ao enviar o depoimento, fale um pouco de sua formação e da atividade profissional que você exerce no momento.
...
Para contatos com Gustavo Seabra:
Telefones:
+55 21 9808-7339
+55 21 2456-8696
Fale diretamente com ele.
...
=================
....
*...*
"Boato ou emulação nacional, degenerescência da espécie ou degrau ascendente para um novo tipo de homem, fique este capítulo quase um pós-escrito, que o livro vai pela primeira vez à impressão nesta cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, ano da graça de 1968, terceiro do Quinto Centenário e vigésimo primeiro da natividade do primeiro Menino de Asas."
(Homero Homem, "Menino de Asas")
...
Coincidências da vida?
...
... segue ....>